Confirmado o primeiro caso de coronavírus no Brasil

Exame de contraprova para o teste inicial positivo atestou que homem de 61 anos, de São Paulo, foi infectado pelo vírus durante viagem de trabalho à Itália

Exame de contraprova conduzido pelo Instituto Adolfo Lutz confirmou o primeiro teste positivo do homem de 61 anos, de São Paulo, segundo fontes do governo. O paciente, que esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro, reside na capital paulista e procurou o Hospital Albert Einstein na segunda-feira (24), depois de retornar da região da Lombardia, onde esteve a trabalho, sozinho. Trata-se do primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil. 

O primeiro exame do paciente foi realizado no Albert Einstein. Ele apresentou sinais e sintomas compatíveis com a suspeita de doença provocada pela infecção por coronavírus, como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. Conforme informou o Ministério da Saúde na terça-feira (25), o paciente estava bem, com sinais brandos da infecção, e recebeu as orientações de precaução padrão. 

A verificação do vírus ocorre no momento do primeiro atendimento. Diante de um caso suspeito, o médico já é orientado a fazer uma coleta de amostra das narinas e da cavidade bucal do paciente. O exame é realizado pelo hospital que atendeu o caso suspeito e encaminhado ao laboratório de saúde do município onde houve o registro. 
O resultado positivo em São Paulo, na terça, ocorreu no mesmo dia em que o coronavírus foi confirmado em mais sete países, para além do Brasil: Áustria, Suíça, Croácia, Iraque, Afeganistão, Omã e Argélia. 
A Itália, onde o paciente investigado em São Paulo esteve, é o epicentro do coronavírus na Europa.

 

Postar um comentário

0 Comentários