Convenções e registros de candidatura começam dia 31

 

O calendário eleitoral habitualmente seguido à risca por partidos políticos nos trâmites que antecedem às eleições sofreu alterações importantes em 2020. Tudo por conta da pandemia do coronavírus, que adiou as eleições para novembro. A próxima data que as legendas precisam se atentar é 31 de agosto, prazo inicial das convenções que vão escolher os candidatos.

Conforme o calendário divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as convenções devem ocorrer entre 31 de agosto e 16 de setembro. No dia 31 também estará aberto o prazo para registro das candidaturas, que vai até 26 de setembro. Também no dia 31 de agosto está definido como a data final para a Justiça Eleitoral definir e publicizar os limites de gastos para cada cargo disputado.

No mês de setembro, além do dia 16 como última data para convenções e 26 como prazo limite para registro de candidaturas, também terá início a campanha eleitoral dos candidatos, inclusive pela internet, no dia 27. Comícios também estarão liberados a partir dessa data.

Em outubro, no dia 9 até dia 12 de novembro iniciará a campanha eleitoral obrigatória no rádio e na TV, em relação ao primeiro turno. No dia 27 do mesmo mês a Justiça Eleitoral divulgará a primeira parcial da prestação de contas dos candidatos até aqui.

No dia 31 de outubro inicia o período em que nenhum candidato pode ser detido ou preso, com exceção em caso de crimes em flagrante.

Em novembro há vários novos prazos que candidatos, partidos e eleitores precisam ficar atentos, começando pelo dia 5, último prazo para o eleitor pedir a segunda via do título. Dia 10 em diante começa o prazo em que nenhum eleitor pode ser preso, exceto em caso de flagrante.

No dia 12, se encerra a campanha eleitoral obrigatória e também é a última data para realização de debates. O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro.

A partir do dia 20 inicia a propaganda eleitoral obrigatória em cidades onde haja segundo turno para prefeitos. O dia 27 de novembro é o último para realização de debates do segundo turno, que terá como dia da votação 29 de novembro.

Em dezembro, também há prazos que os candidatos que participaram do pleito precisam se atentar. Dia 15 é o prazo final para encaminhamento de prestação de contas da campanha e dia 18 será data final da diplomação. 

A posse dos eleitos continua em 1º de janeiro de 2021.

Postar um comentário

0 Comentários