Aumenta o número de casos graves e mortes por Covid em idosos no MA


Aumentou o número de casos graves e mortes por Covid-19 em idosos no Maranhão, é o que aponta o boletim do observatório covid-19, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até essa sexta-feira (20), houve o registro de 60.988 idosos que adoeceram de Covid-19 no Estado. 

Em relação aos óbitos, das 9.910 mortes registradas no Maranhão em decorrência do vírus, 7.063 foram de pessoas com mais 60 anos de idade, o que representa uma taxa de 71% das mortes.

Segundo o estudo da Fiocruz, com a vacinação em diversas faixas etárias, os idosos voltaram a ser o grupo mais vulnerável na pandemia. No início da imunização, com a vacinação contra a Covid sendo aplicada em pessoas mais velhas, a pandemia rejuvenesceu, passando a afetar mais a população adulta e jovem. Porém, com o avanço da imunização do público jovem, os idosos voltaram a ser os mais afetados pelo novo coronavírus. 

O boletim da Fiocruz destaca que mesmo com 85% da população idosa vacinada no Brasil, os idosos voltaram a ser as principais vítimas da pandemia e isso é um alerta de que a população não deve se descuidar nas medidas preventivas. 

Ocupação hospitalar Ainda segundo o estudo da Fiocruz, a taxa de ocupação hospitalar no Maranhão diminuiu bastante, sendo que no Estado a taxa de internação é de 48% e de 56% em São Luís. No entanto, os dados da SES apontam que o número de casos ativos é alto, chegando perto de 35 mil pessoas. 

Postar um comentário

0 Comentários