Apenas 13 municípios do Maranhão alcançaram mais de 70% da população vacinada contra Covid


O novo decreto do governo do Maranhão prevê que em lugares abertos, o uso de máscaras passa a ser opcional em todo o Estado. Quanto a lugares fechados, a máscara é opcional para cidades com mais de 70% da população com duas doses ou dose única acima de 12 anos.

No entanto, apenas 13 municípios dos 217 alcançaram a marca. São eles, Afonso Cunha, Santo Antônio dos Lopes, São Luís, Alcântara, São João dos Patos, Junco do Maranhão, Bacurituba, Caxias, Guimarães, Cedral, Sucupira do Norte Mirinzal e Nova Colinas Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) os dados foram Sucupira do Norte, Mirinzal e Nova Colinas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os dados foram extraídos do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) do Ministério da Saúde.

Flávio Dino define regras de flexibilização do uso de máscara no Maranhão para cidades com menos de 70% da população vacinada, em que estabelecimentos não exigirem comprovante de vacinação, o uso continua sendo obrigatório. Os prefeitos podem editar normas exigindo o uso da máscara, de acordo com a situação em cada cidade.

A realização presencial de reuniões e eventos públicos e privados, inclusive festas de fim de ano, carnaval, eventos agropecuários e entre outros, deverão ocorrer conforme decisão municipal, diante da situação local.

Os municípios deverão considerar o avanço da vacinação, a ocupação de leitos, que a contaminação deve ser menor que 1, e observar as regras sobre o uso de máscaras.

O novo decreto também estipula que os municípios devem comprovar a aplicação de, pelo menos, 85% das vacinas já repassadas pelo governo do Estado, para receberem novas remessas do imunizante.

Foi mantida a previsão de que empregados e servidores públicos com sintomas devem ser afastados por 14 dias; limpeza das mãos e ambientes arejados; e a possibilidade de prefeitos editarem regras mais rígidas.

Imirante.com

Postar um comentário

0 Comentários