Carreta da Mulher Maranhense leva ações em alusão ao Outubro Rosa para Nova Olinda do MA

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2022, a Carreta da Mulher Maranhense fará atendimentos em Nova Olinda do Maranhão. ´


Os atendimentos para Nova Olinda do Maranhão, ocorrerão nos dias 17 e 18 de outubro,em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e  Prefeitura Municipal  de Nova Olinda do Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), ofertará os serviços às mulheres novaolindenses,para ser beneficiada com atendimento de mamografia, a mulher tem que ter idade entre 40 e 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, devem pedir solicitação médica, que será avaliada previamente pela equipe.

De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no Brasil, no ano passado. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56, infelizmente, desenvolvem a condição.

Atento aos números alarmantes, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), estará intensificando as ações da Carreta da Mulher Maranhense na Grande Ilha e em todo o estado, reforçando a campanha de Outubro Rosa.

A iniciativa visa a prevenção e o combate ao câncer de mama. As ações irão se iniciar no município de Nova Olinda do Maranhão, que receberá os serviços da Carreta da Mulher, entre os dias 13 e 14 de outubro, oferecendo atendimentos de saúde básica, como: mamografia, exame preventivo (Papanicolau), testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia, além de palestras educativas.

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significativamente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Itinerância

A Carreta da Mulher atua de maneira itinerante nos bairros e municípios do Maranhão. Os atendimentos são realizados com apresentação da carteira de identidade, comprovante de residência e o Cartão do SUS.

Programação da carreta em Nova Olinda do Maranhão:

17 e 18/10 – Nova Olinda do MA – 8h às 16h.


Postar um comentário

0 Comentários