Prefeita de Bom Jardim Acusada de Barrar Obra e Manter Comunidades Isoladas


BOM JARDIM, MA – A prefeita de Bom Jardim, Cristiane Varão, está no centro de uma grave denúncia feita por moradores de comunidades rurais, que a acusam de usar a Polícia Militar para impedir o andamento de uma obra de estrada financiada pelo governo estadual. A intervenção, segundo os populares, agrava o sofrimento de diversas famílias que vivem isoladas, especialmente no Povoado Macaca.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a situação precária das estradas e a mobilização dos moradores. Em uma das gravações, um grupo de pessoas é visto carregando um doente em uma rede por um caminho de lama, evidenciando a dificuldade de acesso a serviços básicos de saúde. "Estamos levando o rapaz na rede porque ele está doente. Estava passando muito mal na Macaca. A situação da estrada não dá para andar carro", narra uma moradora no vídeo, ressaltando o descaso com a população local.

A situação de isolamento se agrava durante o inverno, quando as estradas de terra se tornam praticamente intransitáveis. Moradores, incluindo idosos, relatam a necessidade de caminhar mais de 20 quilômetros na lama para sacar benefícios ou ter acesso a consultas médicas na sede do município. Para muitos, a obra da estrada, uma iniciativa do governo do estado, representava a esperança de sair do isolamento que perdura há anos.

"Esse sofrimento vem se arrastando por todo o governo da prefeita Cristiane Varão que, sem dó nem piedade, mantém o povo no sofrimento e isolada em pleno século 21", desabafa um morador.

A tensão aumentou quando, segundo relatos, a Polícia Militar foi enviada ao local para barrar a obra. Outro vídeo mostra um grupo de moradores discutindo com policiais em uma estrada de terra. Os populares exigem a presença da prefeita para dialogar e expressam sua frustração com a paralisação dos trabalhos. "Nós queremos a prefeita para conversar com nós", diz um dos presentes, enquanto outros afirmam que não irão desocupar o local.

Durante a discussão com os policiais, um dos agentes tenta mediar o conflito, afirmando que a questão não é com a comunidade. "Esse problema não é com a comunidade, eu não tenho problema com vocês", afirma um policial. No entanto, os moradores se mostram irredutíveis e prometem resistir. "Se o motorista for preso, a comunidade todinha vai ser presa", afirma um manifestante, demonstrando a união da comunidade em prol da continuidade da obra.

Até o momento, não há um comunicado oficial da Prefeitura de Bom Jardim ou da prefeita Cristiane Varão sobre o motivo da paralisação da obra. A gestão da prefeita tem sido alvo de outras controvérsias, incluindo investigações do Ministério Público por suspeita de irregularidades em contratos.

Veja os videos abaixo:





Postar um comentário

0 Comentários