Em Brasília, direção do Sinproessemma denuncia gestão de Nova Olinda por "política nefasta" e desvalorização dos educadores


Lideranças sindicais gravaram manifesto em frente ao Ministério da Educação cobrando o prefeito de Nova Olinda Ary Menezes pelo não pagamento do Piso do Magistério e falta de progressões na carreira.

BRASÍLIA – Durante a participação no 35º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE na capital federal, a liderança do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão SINPROESEMMA realizou um ato de protesto em frente ao Ministério da Educação (MEC). O alvo das críticas foi a gestão do prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Ary Menezes.

No vídeo divulgado nas redes sociais, o professor Raimundo Oliveira, presidente estadual do SINPROESEMMA, ao lado do professor Gerrá, coordenador do núcleo municipal de Nova Olinda, expôs a grave situação enfrentada pelos trabalhadores da educação no município.

"Situação delicada e irresponsabilidade"

O coordenador municipal, professor Gerrá, classificou a situação em Nova Olinda como "muito delicada". Segundo o representante, a gestão municipal tem falhado em pontos cruciais da administração dos recursos educacionais.

"Estamos com um déficit enorme. Não chegou a atingir nem o mínimo dos 70% [do FUNDEB para pagamento de profissionais]. É uma irresponsabilidade o que a gestão do  prefeito Ary Menezes está fazendo", declarou Gerrá.

O sindicalista cobrou publicamente o reajuste salarial e a atualização de classe, direitos que, segundo ele, estão sendo negados à categoria.

Desrespeito ao Piso Salarial

O presidente estadual do SINPROESEMMA, professor Raimundo Oliveira, subiu o tom das críticas, afirmando que o prefeito insiste em uma política nefasta instalada no município. Oliveira ressaltou que a falta de pagamento do Piso Salarial Nacional é um problema crônico na atual gestão.

"Infelizmente, o prefeito Ary Menezes insiste nessa política [...] desrespeitando cada um de vocês. Há muito tempo Nova Olinda não respeita o piso, deixa de pagar e nós esperávamos que já fosse resolvido", afirmou Oliveira.

A coordenação sindical do núcleo de Nova Olinda fez um apelo direto ao chefe do executivo municipal, lembrando que os educadores são "pais e mães de família" que garantem o funcionamento da educação pública no "chão da escola" e que merecem valorização.

Mobilização e Denúncia Nacional

Ao final do manifesto, a diretoria do sindicato garantiu que não haverá recuo. Oliveira prometeu intensificar as mobilizações não apenas no nível estadual, mas também levando as denúncias para a esfera federal, em Brasília.

"Não vai ficar barato, caso não haja dialogo/acordo. Nós denunciaremos a Prefeitura de Nova Olinda por desrespeitar os trabalhadores em educação. [...] O núcleo do SINPROESEMMA em Nova Olinda é forte porque tem cada um de vocês", concluiu o presidente, reforçando o apoio da diretoria estadual à luta local.

O ato terminou com a coordenação do núcleo do SINPROESEMMA de Nova Olinda reafirmando o compromisso com a categoria sob o lema de que a luta pela valorização não pode parar. 

Postar um comentário

0 Comentários