Como pagar menos taxas e tarifas bancárias


Se você tem conta em banco, provavelmente já se perguntou se é possível deixar de pagar as famosas Taxas e Tarifas Bancárias. É claro que isso nem sempre é algo possível, mas a possibilidade de diminui-las existe na maioria dos casos.

Antes de tudo, é preciso deixar bem claro que existe uma diferença entre taxas e tarifas bancárias. Taxa se refere ao custo que incide sobre o empréstimo de dinheiro. Tarifa, por outro lado, se refere a uma cobrança pelos serviços utilizados.

Agora que você já sabe a diferença entre taxas e tarifas bancárias, está pronto para saber como você pode pagar menos por esses valores. Para isso, continue lendo o artigo a seguir.

Pagando menos taxas e tarifas de bancos: algumas dicas

Sabe quando você vai criar uma conta bancária na agência e o seu gerente lhe passa toda uma documentação que, em teoria, deve ser lida antes de assinada?

Infelizmente, as pessoas pouco conhecem o contrato que rege a sua conta bancária. Essa não é uma atitude recomendável. Porém, a cultura de não ler aquilo que assinamos já é uma realidade frequente. Tanto que até mesmo os funcionários não esperam que você leia o documento todo. No máximo, apenas uma parte dele.

Você sabe o que acontece depois que você assina toda a documentação?

Além de a sua conta bancária ser criada, você também está concordando com todas as taxas e as tarifas que a instituição bancária está lhe impondo a partir do momento em que assina os papeis.

Contestar essas taxas e tarifas bancárias após a assinatura do contrato pode ser mais complicado, mas não é impossível. A oportunidade de renegociação sempre existe. E se você tiver uma boa relação com o seu banco, melhor ainda.

Em muitos casos, a maior parte dessas taxas e tarifas só são explicadas a você em um momento posterior. Aliás, são muitas as pessoas que reclamam que só descobrem tal cobrança de taxas e tarifas quando já usam os serviços do banco há algum tempo. Ou seja, essas pessoas foram cobradas sem sequer terem conhecimento da cobrança.

A princípio, a taxa ou a tarifa pode até parecer pequena, sem representar muito do seu orçamento mensal. Porém, a longo prazo, o conjunto dessas cobranças pode representar uma boa parte dos seus gastos. Não é raro encontrar pessoas que chegam a pagar mais de R$ 500 por ano apenas de tarifas.

E você, sabe quanto você paga para o seu banco de taxas ou tarifas? Em caso negativo, que tal dar uma passadinha na sua agência e fazer uma revisão do contrato? Você pode se surpreender com as informações de cobrança que vai encontrar ali.

Em caso positivo, o que você deve fazer é monitorar para ver se a cobrança realmente está seguindo o que consta em contrato. Caso contrário, você tem direito a contestar a cobrança com o seu gerente.

Porém, mesmo que esteja tudo conforme dita o contrato e você queira diminuir as taxas ou tarifas que paga, isso também é possível. Continue lendo o artigo a seguir para saber como.

Tarifa de Manutenção de Conta Corrente? Isso não existe!

Quando falamos sobre tarifas bancárias, é muito comum ouvirmos sobre a famosa Tarifa de Manutenção de Conta Corrente. Ao contrário do que pensa uma boa parte das pessoas, essa tarifa já não existe mais. O cliente não pode ser cobrado por uma manutenção de conta.

Você deve estar se perguntando:

Se a Tarifa de Manutenção de conta não existe, o que eu pago todo mês para o banco?

As tarifas mensais que incidem sobre uma conta bancária são tarifas cobradas pelos serviços que o banco lhe presta.

Ou seja, você está pagando determinada tarifa para que possa realizar operações que estão disponíveis em sua conta bancária.

Esses serviços podem ser:

Saques;

Consulta de Saldo;

Retirada de Extratos;

Fornecimento de folhas de talão de cheque;

Transferência entre contas do mesmo banco;

Transferência entre contas de bancos diferentes.

Cada banco trabalha com um conjunto de serviços. Quanto mais serviços você desejar ter em sua conta corrente, maiores tendem a ser as tarifas que serão cobradas pelo banco a cada mês. Conseguiu entender o raciocínio?

É a ideia que nós consumidores já conhecemos do pacote de serviços. Assim, as tarifas aumentam à medida que aumenta o número de serviços disponíveis no pacote contratado pelo cliente.

Sabe como você pode diminuir a quantidade de tarifas cobradas? Descubra isso no próximo tópico!

Como pagar menos tarifas e taxas bancárias

A primeira atitude que você pode tomar para pagar menos taxas e tarifas bancárias é contratando o pacote mais básico que os bancos oferecem.

Esses pacotes são, geralmente, conhecidos como Pacote de Serviços Essenciais.

O que é o Pacote de Serviços Essenciais?

O Pacote de Serviços Essenciais nada mais é do que um pacote que deve ser oferecido pelo banco. A boa notícia é que esse pacote é gratuito.

É isso mesmo o que você está lendo! Desde o dia 25 de novembro de 2010, o Banco Central estabeleceu que as instituições bancárias são obrigadas a oferecer um pacote mínimo de serviços de forma gratuita para os clientes. A esse pacote dá-se o nome de Pacote de Serviços Essenciais.

Por isso, se o seu objetivo é pagar o menor número de tarifas bancárias que for possível, peça o Pacote de Serviços Essenciais quando for abrir uma conta ou solicite essa transição para o banco do qual você já é cliente.

Embora bastante proveitosa, essa não é a única alternativa para você que quer deixar de pagar as tarifas bancárias. Uma outra opção possível a abrir uma Conta Digital.

O que é uma Conta Digital?

Conta Digital nada mais é do que uma modalidade de conta que pode ser aberta por um dispositivo eletrônico e possui vários serviços ilimitados. E o melhor: sem cobrança alguma de tarifas!

A conta digital já é um modelo de conta regulamentada pelo Banco Central e se inclui entre as novidades tecnológicas mais recentes do mercado financeiro. Algumas delas, inclusive, oferecem cartões de crédito vinculados. Nesse caso do cartão, haverá cobrança de tarifas, mas bem menores do que aquelas vistas nas contas tradicionais.

Agora que você já sabe como pagar menos taxas e tarifas bancárias, que tal aumentar o seu orçamento excluindo essa cobrança da sua vida financeira?

Postar um comentário

0 Comentários