Unidade de saúde SESP está disponibilizando teste rápido para detectar vírus HIV


A Unidade Básica de Saúde SESP do município de Nova Olinda do Maranhão está disponibilizando gratuitamente o teste para detecção do HIV de forma simples rápida e sigilosa.

O que é o Teste Rápido de HIV e como fazê-lo?

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, este teste rápido é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo do Departameno de DS, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, principalmente devido a sua agilidade e praticidade.

Até o presente momento segundo dados da UNAIDS BRASIL temos mais de 37,9 milhões de pessoas infectadas com o virus HIV no mundo.


O HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. Portanto, toda pessoa soropositiva pode e deve receber muito carinho e atenção!

Por quê fazer o teste?

Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Onde fazer o teste?

Os testes para detectar o vírus HIV são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) conhecido popularmente como (SESP) Serviço Especial de Saúde Pública. o teste é feito de forma sigilosa e gratuita no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que é  uma unidade da rede pública.
Laboratórios da rede particular também realizam estes testes.

Ao receberem o resultado, os pacientes passam por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado pelo paciente
.

Quais os horários de atendimento no SESP?

Das 7:30 da manhã ás 11:30 e das 13:30 ás 17:30


Postar um comentário

0 Comentários