Nova Olinda do MA: Prefeitura informa sobre bloqueio realizado pela CGU do Auxilio Emergencial dos beneficiarios do programa Bolsa Familia


A Controladoria Geral da União (CGU) efetuou o bloqueio do pagamento do Auxílio Emergencial dos servidores públicos, beneficiários do Programa Bolsa Família do mês de junho, isso causou uma série de dúvidas, que a prefeitura de Nova Olinda do Maranhão, através da Secretaria de Assistência social, espera sanar as dúvidas a respeito do bloqueio dos benefícios nos próximos dias. 

O documento esclarece que a Secretaria Municipal Desenvolvimento Social, cuida da atualização dos cadastros das famílias junto ao Cadúnico, a gestão apenas informa os dados daqueles que se encaixam nos critérios previamente especificados pelo Governo Federal, à receber benefícios como o bolsa família, por exemplo. 


Mas não é responsável pela liberação do pagamento, isso é de ordem e competência do próprio Ministério da Cidadania,os bloqueios ocorreram devido à identificação de servidores públicos (municipais e estaduais), pela CGU, através de cruzamento de dados, com duplicidade de pagamento, os servidores aparecem como beneficiários dos dois programas do governo (bolsa família e auxílio emergencial), ou seja, receberam 2 vezes. 


A tendência é de que estas famílias migrem de volta ao Programa Bolsa Família, recebendo a parcela de junho junto com o pagamento de julho, em data de acordo com o calendário. 


O comunicado informa ainda que, devido a problemas técnicos, o número de atendimento da Caixa Econômica o 111, que ainda não foi atualizado, nele consta que o pagamento dessas pessoas que tiveram o benefício bloqueado estaria disponível, o que não é verdade. 


Segundo o Ministério da Cidadania, na última quarta-feira (24/06) foi publicado um informe onde explica a ação da CGU sobre os casos que ocasionaram os bloqueios. Já foi disponibilizado no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família – SIGPBF, a listagem nominal das famílias que foram identificadas pela averiguação da CGU, que tiveram seus benefícios do Auxilio Emergencial bloqueados. 


Toda a gestão e operacionalização no que se refere a avaliação, aprovação, pagamento ou bloqueio do Auxílio Emergencial é de competência EXCLUSIVA do Governo Federal, sendo assim não é responsabilidades do município de Nova Olinda do Maranhão bloquear, desbloquear, avaliar ou aprovar o auxílio emergencial.


Confira o Comunicado da Secretaria de Assistência Social:


Postar um comentário

0 Comentários