Nova Olinda do Maranhão participa em regime de colaboração com a ADE para melhorias na educação

 

Dos 217 municípios do estado, 19% trabalham em parceria para melhoria da qualidade da educação pública e os resultados já aparecem o Maranhão é o estado brasileiro com o maior número de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). São 4 ADEs com 42 municípios unidos em ações conjuntas para melhorar os indicadores educacionais. 

O primeiro a ser implantado foi o ADE dos Guarás, que reúne nove municípios e serviu de inspiração para outros. Entre eles, o ADE do Alto Turi, formado por 18 municípios que pertencem à mesorregião norte e oeste do estado, divididos em 4 microrregiões: Gurupi, Pindaré, Baixo Turi e Baixada Maranhense. Na sequência, foi implantado o ADE Território dos Balaios, formado por sete municípios e, por fim, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Região dos Açaizais, o ADERA, que conta com oito municípios. 

A história de cada um dos Arranjos foi contada em quatro e-books com o objetivo de inspirar a realização de trabalhos colaborativos entre municípios de uma mesma região em prol da melhoria da qualidade e da equidade na educação.

O Arranjo acumula bons resultados, principalmente no que se refere ao número de matrículas na educação infantil, especial e em tempo integral, queda nos índices de abandono e reprovação, além de melhorias na qualidade da oferta. Em 2019, o ADE dos Guarás passou a integrar a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, que reúne mais de 20 iniciativas, entre Arranjos e Câmaras Técnicas de Educação de Consórcios em todo Brasil. Vale destacar que, como reflexo das ações e resultados colhidos ao longo dos anos, o ADE dos Guarás serviu de inspiração a gestores de outras regiões do estado do Maranhão, o que resultou na implantação dos ADEs do Alto Turi e Território dos Balaios.

Entre as conquistas já observadas estão a melhoria no Ideb, o melhor aproveitamento no Censo Escolar e o aumento dos recursos e transferências da Educação (melhoria nos financiamentos). Este ano, foi assinado contrato com a Caixa Econômica Federal para a estruturação de Parceria Público Privada (PPP) na área da Educação Infantil. Serão contempladas 60 escolas e mais de 9 mil crianças do território, abrangendo desde a construção de novas escolas, reformas e ampliações nas unidades existentes até a gestão dos serviços administrativos e de manutenção. Essa ação visa atender aos novos objetivos estratégicos formulados pelo ADE, com vigência para 2021-2024.

Fundado em 2019, o ADE Alto Turi é formado por 18 municípios: Amapá do Maranhão, Araguanã, Boa Vista do Gurupi, Cândido Mendes, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Carutapera, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Governador Newton Bello, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maranhãozinho, Maracaçumé, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Santa Luzia do Paruá e Zé Doca, que já realizavam ações pedagógicas de forma colaborativa, e se uniram em regime de colaboração para mudar, efetivamente, os indicadores educacionais na região.

Entre os principais resultados do ADE estão: fortalecimento do Regime de Colaboração; economicidade nas formações continuadas; monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação; formação continuada das equipes técnicas; maior eficiência na gestão; aumento de matrículas na Educação Básica; elevação do Ideb em 68% dos municípios do ADE; e diminuição das taxas de evasão, reprovação e distorção idade x série.
“Quando há uma efetiva rede de colaboração e um trabalho organizado com equipes exclusivas para o ADE, os resultados são impactantes. O principal avanço que já obtivemos é a regulamentação dos municípios, como criação de sistemas municipais, conselhos atuantes e ações compartilhadas, que impactam na economicidade para todos”, destaca a líder do ADE Alto Turi, Irandecy Nadja Araújo Costa Feitoza.

Cenário

Atualmente, 238 municípios brasileiros trabalham em 15 diferentes Arranjos, alcançando resultados importantes como diminuição da evasão, correção de distorção idade/série escolar, elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), formação continuada e aprimoramento da grade curricular. Este ano, dois novos ADEs foram implantados.

“Queremos apresentar o trabalho, os desafios e as conquistas dos municípios que atuam em Regime de Colaboração por meio dos ADEs. Esses e-books podem servir de inspiração para que outras regiões implantem o Arranjo e avancem na qualidade da educação nos municípios envolvidos. Temos histórias de sucesso para mostrar, e é o que faremos”, explica a coordenadora de Produção e Disseminação de Conhecimento e Comunicação no Instituto Positivo, Maria Paula Mansur Mäder.

Os e-books dos ADEs dos Guarás, Alto Turi, Território dos Balaios e ADERA e, assim como as outras publicações dos ADEs Chapada Diamantina e Regiões, Noroeste Paulista, Granfpolis, Agreste Litoral Norte, GE5, Norte Gaúcho, CoGemfri, GE4 e Serra Catarinense podem ser acessados pelo site do Instituto Positivo.

Informações: Instituto Positivo

Postar um comentário

0 Comentários