YouTube vai retirar conteúdos que contestem resultados das eleições de 2014, 2018 e 2022


Após o resultado final das eleições no Brasil, o YouTube atualizou a Política de Integridade Eleitoral com o objetivo de “combater desinformação na plataforma”. As mudanças, que começam a valer a partir desta segunda-feira (31), visam “proibir conteúdos que promovam falsas alegações de que fraudes generalizadas, erros ou falhas ocorreram em determinadas eleições nacionais certificadas anteriormente, ou que os resultados certificados dessas eleições eram falsos”.

A política da rede se aplica às eleições presidenciais do Brasil de 2014, 2018 e 2022; a qualquer eleição presidencial dos EUA e às eleições federais da Alemanha de 2021. Segundo o YouTube, qualquer vídeo que viole a integridade das eleições, incite o público a interferir no processo democrático, ou fira outras políticas da rede, será removido e o autor receberá uma notificação por email. Após três penalidades, o canal será encerrado no YouTube.

Um porta-voz da rede informou que a mudança é “para reduzir a disseminação de desinformação eleitoral” e garantiu que a plataforma “continuará recomendando conteúdo de fontes confiáveis de notícias”. “Nos vídeos e resultados de pesquisa do YouTube sobre este tema, continuamos exibindo painéis informativos com dados contextuais e oficiais, incluindo o resultado desta eleição”, disse.

Postar um comentário

0 Comentários