Pontes da BR-316 no Maranhão passam por vistorias técnicas do Dnit


PREVENÇÃO: Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizam vistorias em pontes da BR-316 no Maranhão. Foto: Divulgação/Dnit

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está promovendo vistorias técnicas em pontes, viadutos e pontilhões ao longo da BR-316, no Maranhão, dentro do programa de prevenção de danos estruturais e preservação da funcionalidade das obras.

Segundo o Dnit, as inspeções visam garantir segurança e confiabilidade para os usuários da rodovia, considerada estratégica para o transporte de pessoas e cargas, conectando municípios como São Luís, Rosário, Timon, Bacabal, Presidente Dutra, entre outros.

De acordo com a autarquia, apenas 2,55% das estruturas vistoriadas apresentaram necessidade de serviços de reabilitação, demonstrando o caráter preventivo do programa e a boa condição geral das pontes federais no estado.

Entre os destaques das ações está a ponte no km 364 da BR-222, em Santa Inês, reconstruída após danos causados por fortes chuvas, com investimento de cerca de R$ 5 milhões, provenientes do Novo PAC, incluindo serviços de terraplenagem e pavimentação. Embora não seja na BR-316, o exemplo reforça o compromisso do Dnit com a segurança das rodovias maranhenses.

As ações do Programa de Obras de Arte Especiais (PROARTE) incluem inspeções técnicas, manutenção preventiva e corretiva, além de reabilitação, contribuindo para a ampliação da vida útil das estruturas, aumento da capacidade de suporte e redução de riscos e custos futuros.

Mais informações sobre as vistorias e ações do Dnit estão disponíveis no site oficial da autarquia.

Postar um comentário

0 Comentários