Educação: Nova Olinda do Maranhão é destaque no IDE-MA 2022 com índices acima da média estadual


A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão publicou, por meio da Portaria nº 383, o Índice de Desenvolvimento do Maranhão (IDE-MA) das redes públicas municipais de ensino referente ao ano de 2022. Entre os municípios avaliados, Nova Olinda do Maranhão se destacou com um IDE-MA de 1,47.

O IDE-MA é um indicador que leva em conta o desempenho dos alunos em avaliações realizadas pelo Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão, bem como dados de fluxo escolar e de formação de professores. Ele é utilizado para repartir a parcela de 25% do ICMS pertencente aos municípios.

De acordo com a Portaria nº 383, Nova Olinda do Maranhão obteve os seguintes resultados nas diferentes etapas avaliadas: IDA-2 (0,5710242), IDA-5 (0,5521211), IDA-9 (0,2789102), FSE (0,9684818), IDEF (0,5361418) e IR (9,52).

As notas divulgadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Maranhão (IDE-MA) revelam que Nova Olinda do Maranhão apresentou bons resultados em 2022, com índices acima da média estadual. 

O IDE-MA é uma avaliação que considera os índices de proficiência e de fluxo escolar, além de levar em conta o indicador de infraestrutura das escolas municipais. No município, destaca-se o bom desempenho nas etapas iniciais do ensino, com os índices de IDE-2 e IDE-5 acima de 0,55, bem como a nota de 9,52 na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A cidade também apresentou uma boa taxa de aprovação escolar, com índice de 0,97 no Fluxo Escolar (FSE). 

Ainda segundo a Portaria, nos casos em que os estudantes não realizaram a avaliação somativa do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão, foi atribuído o menor índice de desenvolvimento da respectiva etapa ao município.

O resultado obtido por Nova Olinda do Maranhão é motivo de comemoração para a cidade e para a Secretaria Municipal de Educação, que tem investido em ações para melhorar a qualidade do ensino público.

Postar um comentário

0 Comentários