Mais 623 municípios brasileiros poderão instalar a infraestrutura para o 5G a partir de 4 de dezembro deste ano. A decisão parte do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), que se reuniu nesta última quarta-feira (29/11), e alcança 81% da população do país.
Ao todo, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis, beneficiando aproximadamente 172 milhões de brasileiros.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a Pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço com qualidade para toda a sociedade. "Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, afirmou.
Com a decisão do GAISPI, as operadoras poderão solicitar a implantação do serviço nas localidades contempladas. O estado de São Paulo teve a maior quantidade de liberações, com 325 municípios. Na sequência estão: Ceará (67), Alagoas (62), Maranhão (41), Rio Grande do Norte (41), Mato Grosso (15), Espírito Santo (16), Bahia (13), Minas Gerais (9), Pará (7), Amazonas (6), Paraíba (6), Rondônia (4), Pernambuco (3), Acre (2), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (2) e Sergipe (2).
As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
IMPLANTAÇÃO - A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.
Confira a lista das cidades beneficiadas:
MA Açailândia
MA Água Doce do Maranhão
MA Aldeias Altas
MA Anajatuba
MA Apicum-Açu
MA Araioses
MA Bacabal
MA Bacuri
MA Belágua
MA Bequimão
MA Buritirana
MA Cândido Mendes
MA Carutapera
MA Caxias
MA Cedral
MA Central do Maranhão
MA Codó
MA Cururupu
MA Godofredo Viana
MA Guimarães
MA Humberto de Campos
MA Lago Verde
MA Luís Domingues
MA Mirinzal
MA Montes Altos
MA Nina Rodrigues
MA Palmeirândia
MA Paulino Neves
MA Peri Mirim
MA Porto Rico do Maranhão
MA Presidente Vargas
MA Primeira Cruz
MA Ribamar Fiquene
MA Santana do Maranhão
MA Santo Amaro do Maranhão
MA São Benedito do Rio Preto
MA São João Batista
MA São Luís Gonzaga do Maranhão
MA Serrano do Maranhão
MA Turiaçu
MA Tutóia
0 Comentários