Chuvas intensas, inundações e estiagem estão entre os principais desastres que atingiram o estado em 2025
Pelo menos 34 municípios do Maranhão estão atualmente com reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (26/06) pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), ligado ao Governo Federal.
Os motivos variam entre chuvas intensas, inundações, alagamentos, estiagens, erosões e até colapsos de edificações. Com o reconhecimento, os municípios podem solicitar apoio da Defesa Civil Nacional e acessar recursos emergenciais para ações de resposta e recuperação.
Entre os destaques:
-
Buriticupu, com estado de calamidade pública reconhecido desde 11/02/2025 devido a boçorocas (grandes erosões);
-
Estreito, com duas ocorrências por colapso de edificações, sendo uma em situação de emergência e outra em estado de calamidade;
-
Colinas, Presidente Sarney, São Bernardo e São João do Soter enfrentam também estiagem severa.
A cidade de Godofredo Viana, por exemplo, teve situação de emergência decretada por alagamentos em 14 de maio de 2025, com vigência até 10 de novembro.
A situação mostra os impactos dos eventos extremos em diversas regiões do estado, exigindo articulação entre municípios, estado e governo federal para minimizar danos à população.
📌 O relatório completo está disponível no sistema da Defesa Civil Nacional e foi atualizado em 26 de junho de 2025.
0 Comentários