Governo planeja reajuste no Gás do Povo para conter impacto da guerra no Irã


O governo federal estuda um reajuste no valor do benefício do programa Gás do Povo, que substituiu o antigo Auxílio Gás, como forma de amenizar os efeitos da guerra no Irã sobre o preço do gás de cozinha no Brasil. A informação foi confirmada pelo ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

De acordo com o ministro, o aumento pode chegar a R$ 10, dependendo do estado. A medida busca proteger as famílias de baixa renda diante da alta nos preços dos combustíveis, reflexo direto das tensões no Oriente Médio, que impactam o mercado global de energia.

O reajuste no valor de referência do benefício pode gerar um impacto de cerca de R$ 300 milhões no orçamento público, segundo o governo. Ainda não foi detalhado quais estados serão contemplados com o aumento.

O que é o Gás do Povo?

O programa é uma política pública federal voltada a garantir o acesso ao gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade. Diferente do modelo anterior, o benefício agora é concedido por meio de vouchers eletrônicos, que só podem ser usados na compra do botijão de 13 kg em revendas credenciadas.

A mudança, segundo o governo, evita que o dinheiro seja usado para outras despesas e garante que o auxílio cumpra seu principal objetivo: assegurar alimentação, saúde e dignidade energética.

Expansão do programa

O Gás do Povo vem sendo ampliado desde 2025:

  • Começou em novembro com 10 capitais e 1 milhão de famílias atendidas

  • Em janeiro de 2026, chegou a 17 capitais

  • Desde março, já atende famílias em todo o Brasil

Quem tem direito?

Para receber o benefício, é necessário:

  • Estar inscrito no CadÚnico com dados atualizados

  • Ter renda por pessoa de até meio salário mínimo

  • Estar com o CPF regular

A seleção é automática, sem necessidade de inscrição específica.

Por que o reajuste agora?

A guerra no Irã tem pressionado os preços internacionais do petróleo e do gás, o que acaba refletindo no Brasil. Com isso, o governo tenta evitar que o aumento do botijão pese ainda mais no orçamento das famílias mais pobres.

Resumo:

O Gás do Povo pode ficar maior para compensar a alta do gás causada por fatores internacionais. A medida ainda está em avaliação, mas mostra uma tentativa do governo de segurar os impactos no bolso da população.

Postar um comentário

0 Comentários