Cultivo do açaí aumenta na região e virou negócio lucrativo


Em Nova Olinda do Maranhão e na região do Alto Turi, a produção do açaí vem crescendo muito nos últimos 8 anos. Muitos proprietários de terras estão apostando cada vez mais no cultivo do açaí BRS PA, uma variedade desenvolvida pela Embrapa/PA, que começa a produzir após três anos de plantação. 

Em toda a região da pré-amazônia maranhense, que se estende em todo Alto Turi, o açai era uma palmeira nativa comum e sem importância, que existia em grande quantidade nos baixões, que ao longo dos anos, com a devastação foi desaparecendo. 

Hoje a história é outra, os trabalhadores rurais passaram a cultivar o açaí como alternativa para melhorar a renda da família, e é vendido tanto in natura, para os compradores que vem de Belém, como também, batido em uma pequena máquina e depois comercializado para o consumo local das pessoas. 

Um litro de açaí é vendido nas ruas das cidades maranhenses por R$ 10,00 e o consumo cresce a cada dia. 

De acordo com a Associação Brasileira de Franquias, em 2019 as franquias de açaí cresceram cerca de 200% em todo o Brasil.

Quem tem açaí plantado dentro de sua propriedade, sabe que tem venda e renda garantida. A demanda é grande em toda a região e está faltando açaí para atender os compradores. 

A frutinha redondinha da pré-amazônia de cor escura, virou produto caro de exportação e ganhou o mundo. 


fonte:ChicodaVoz

Postar um comentário

0 Comentários