OMS não recomenda uso de máscaras por toda a população

Na avaliação da Organização, item só deve ser utilizado por profissionais de saúde e pessoas sintomáticas

O posicionamento da Organização Mundial da Saúde sobre o uso de máscaras ainda gera impasse entre autoridades de saúde. Segundo sugere, o item de proteção contra o coronavírus só deveria ser utilizado por profissionais de saúde e por pessoas sintomáticas.

“Se você não apresenta sintomas respiratórios, como febre, tosse ou coriza, não precisa usar máscara”, disse April Baller, especialista em saúde pública da OMS, em um vídeo.

Segundo alega, ainda não há estudos científicos que comprovem que o uso de máscaras evite que pessoas sejam infectadas com o vírus. “As máscaras devem ser usadas apenas por profissionais de saúde, cuidadores ou por pessoas doentes com sintomas de febre e tosse”.

Reportagem da Fox News também cita a posição do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que considera que muitas pessoas com o coronavírus não apresentam sintomas. “Agora sabemos de estudos recentes que uma parcela significativa dos indivíduos com coronavírus não apresenta sintomas (‘assintomáticos’) e que mesmo aqueles que acabam desenvolvendo sintomas (‘pré-sintomáticos’) podem transmitir o vírus a outras pessoas antes de mostrar os sintomas”, explica o CDC, diz a orientação da máscara.

“À luz dessa nova evidência, o CDC recomenda o uso de coberturas de rosto de pano em locais públicos, onde outras medidas de distanciamento social são difíceis de manter”.


Postar um comentário

0 Comentários