Chuva forte com ventania causa estragos na Forquilha, em São Luís


Segundo as primeiras informações, os ventos fortes quebraram até mesmo algumas grades de proteção da Potiguar


OImparcial.com.br - Uma forte chuva com ventania, que aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (13), arrastou telhados e derrubou postes e árvores no bairro da Forquilha, em São Luís.

Segundo as primeiras informações, os ventos fortes quebraram até mesmo algumas grades de proteção da Potiguar. Dentro do estabelecimento outros objetos também foram quebrados.

Veja vídeos enviados para nossa equipe do momento da chuva:

Tesoura de vento

No último dia seis, uma tesoura de vento causou estragos no bairro do Coroadinho. Apesar do espanto da população diante de um fenômeno da natureza e dos prejuízos causados, o que se viu não foi um redemoinho, nem ciclone ou tornado. “Esse fenômeno é muito semelhante, praticamente o mesmo que ocorreu no mês passado, no Turu“, atesta o meteorologista Hallan Cerqueira, do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão.

O fenômeno, conhecido como ‘tesoura de vento’ (‘gradiente’, ‘cisalhamento’ ou ‘cortante de vento’) se caracteriza por uma brusca variação de direção e velocidade do vento em uma certa distância, de acordo com os meteorologistas.

O especialista Hallan Cerqueira esclarece que a condição climática do momento favoreceu a ocorrência. “É uma nuvem cumulonimbus, que provoca esse tipo de condição de tempo. Inclusive, é esse fenômeno que costuma provocar atrasos nos aeroportos. Quando há uma nuvem CB [cumulonimbus] nas proximidades, o aeroporto praticamente cessa todos os pousos e decolagens, mas por cerca de 10 minutos apenas”, comenta.

Assim como mostram os vídeos, a ação destruidora dos ventos sem controle costuma durar mesmo poucos minutos. “É um fenômeno pequeno, em se tratando de extensão, que só varia de 1km a 4km”, afirma Hallan Cerqueira.

- Publicidade -


Postar um comentário

0 Comentários