Senado aprova suspensão de pagamentos do Fies até dezembro de 2021

Medida já havia sido adotada no ano passado em razão das dificuldades de pagamento causadas pela pandemia do novo coronavírus; Projeto segue agora para Câmara dos Deputados


O Senado aprovou nesta quarta-feira a suspensão do pagamento de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o fim de 2021. As dívidas já tinham sido adiadas no ano passado, até dezembro, em função das dificuldades impostas aos beneficiários durante a pandemia. Agora, com essa nova suspensão, os pagamentos ficarão prorrogados por mais um ano. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Autor do projeto, o senador Jayme Campos (DEM-MT) afirmou que o objetivo é manter os alunos matriculados nas universidades e garantir as oportunidades profissionais, segundo entrevista dada a Rádio Senado. "Afinal, não há saída para o país sem educação. Hoje, cerca de 3 milhões de estudantes brasileiros dependem do Fies para estudarem um curso superior", afirmou o parlamentar.

Para o relator da proposta, o senador Dário Berger (MDB-SC), a iniciativa vai ajudar a manter os vínculos de estudantes com as instituições de ensino, mas também ajudar os egressos, que passam a pagar prestações mais significativas do empréstimo ofertado via Fies, tendo em vista o quadro de crise que assola o país.

O Fies, programa que empresta a estudantes carentes de faculdades privadas dinheiro para pagar as mensalidades a juros abaixo do mercado, foi alvo de críticas recentes do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que a iniciativa favorece "filho do porteiro" que não teve bom desempenho no vestibular.

Postar um comentário

0 Comentários