Inmet emite alerta vermelho sobre grande perigo de chuvas intensas em Nova Olinda

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (3) alerta vermelho para perigo de chuvas intensas na maioria do território do estado do Maranhão. No mapa do alerta estão incluídos todos os municípios da região do Alto Turi, segundo os meteorologistas, o nível mais grave é o vermelho. Ele é o mais alto na escala de alertas emitidos pelo instituto, pois ele indica “grande perigo”, segundo o Inmet. No nível vermelho estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, grande probabilidade de ocorrências com riscos de danos materiais, integridade física ou até mesmo à vida humana. 

O alerta vermelho tem  validade até as 10 horas de quarta-feira, 5 de janeiro. Segundo o comunicado, há previsão de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. 

Entre as recomendações, estão: desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de enxurrada ou similar, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos; em caso de situação de grande perigo confirmada: procurar abrigo, evitar permanecer ao ar livre; em caso de dúvidas ou de emergência, entrar em contato com a Defesa Civil (pelo telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193), para algumas cidades.

Postar um comentário

0 Comentários