O Esporte como ferramenta de transformação social


O esporte pode ser uma das mais poderosas e acessíveis ferramentas de inclusão social que temos em mãos. Através dele, as crianças fortalecem laços afetivos, aprendem a perder e também a como agir quando vencer, mostra que existem regras a serem respeitadas e que se você tem um objetivo, precisa se dedicar a ele.

“Com o Vôlei por exemplo, você desperta nos jovens valores humanos e cidadania. A criança aprende o que é se frustrar, sem contar que podemos lapidar muitos diamantes em nossa comunidade e encontrar verdadeiros talentos”, defende o presidente da Liga Novaolindense de Vôlei Ranyere Carvalho Oliveira.

Para os jovens em situação de maior vulnerabilidade social e moradores de bairros periféricos, o esporte chega como real agente de mudança, transformando perspectivas de futuro e abrindo portas para novos sonhos. Com a prática do esporte, a visão de mundo de uma criança pode se expandir e mudar completamente,além do fator de tirar essas crianças e jovens do mundo das drogas.

As dificuldades do esporte no Brasil

Durante as Olimpíadas de Tóquio, alguns atletas vem desabafando sobre a falta de apoio que recebem no Brasil. Altobeli da Silva, nono colocado em sua bateria dos 3000m com barreiras e o 27º no geral, destacou o esforço extra que atletas brasileiros precisam fazer perto daqueles que vem dos EUA ou Japão, por exemplo, onde recebem bolsas e outros tipos de incentivo dos governos. Altobeli, além de treinar, também faz rifas e bingos para arrecadar dinheiro para treinos e competições.

A brasileira Vitória Rosa, que ficou na sexta colocação na bateria classificatória dos 200m rasos, e, consequentemente, ficou fora das semifinais, contou emocionada após a prova sobre as dificuldades na carreira durante a pandemia, como a falta de patrocínio e o salário reduzido.

Postar um comentário

0 Comentários