Após inspeção, TSE começa a lacrar sistema das urnas eletrônicas

Processo técnico que dura uma semana faz parte de uma série de medidas para garantir a segurança e lisura do voto na urna


Mais uma etapa das eleições deste ano é alcançada com a lacração dos sistemas das urnas eletrônicas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou nesta segunda-feira (29/8) esse novo passo que terminará com a cerimônia de assinatura digital. Isso significa que o período de inspeção de entidades fiscalizadoras, como o Ministério da Defesa e a Polícia Federal, acabou.

De acordo com a Corte Eleitoral, o processo realizado ao longo desta semana por uma equipe composta por 10 técnicos da a secretaria de tecnologia da informação do tribunal é uma das etapas finais do ciclo de verificação dos programas que serão usados no pleito. Ele garante ao eleitor que o voto registrado na urna será computado de forma totalmente segura.

Após o protocolo, acompanhado pelas entidades fiscalizadoras, a Justiça Eleitoral disponibiliza na internet a relação com os resumos digitais — código que identifica qualquer documento eletrônico — de todos os sistemas lacrados.

A partir desses dados, qualquer interessado é capaz de verificar se o sistema que está sendo executado na urna eletrônica, no dia da votação, é igual ao lacrado e armazenado no tribunal.

Quando confirmado que se trata do mesmo sistema, qualquer suspeita de fraude pode ser investigada a partir da cópia do código-fonte armazenada em sala-cofre do TSE. O acesso aos códigos-fontes do sistema de votação foi aberto em outubro de 2021 para todas as entidades cadastradas para auditoria. As Forças Armadas e a Polícia Federal estão entre elas.

O código-fonte é formado por 17 milhões de linhas de comandos escritos em linguagem de programação, que compõem um software. A partir dele, o ministério pode testar a tecnologia, achar possíveis falhas e sugerir correções, por exemplo. A intenção é checar a confiabilidade do sistema eleitoral.

Encerramento

No encerramento dos trabalhos, na sexta-feira (2/9) às 18h, os sistemas receberão assinatura do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por autoridades presentes. Em seguida, as urnas serão lacradas digitalmente e fisicamente e encaminhadas para armazenamento na sala-cofre do tribunal.

A próxima fase é a geração de mídias, na qual são preparadas as mídias com dados referentes às eleições 2022: partidos políticos, nome dos candidatos, federações e outras informações. Posteriormente, é realizado um novo protocolo, quando esse conteúdo é de fato inserido nas urnas eletrônicas.

Na véspera do pleito, ocorre uma nova verificação dos sistemas usados na totalização e envio dos dados.

Postar um comentário

0 Comentários