Operação da Polícia Federal investiga uso de recursos públicos em municípios do Maranhão


A Polícia Federal em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) deflagrou nesta quinta-feira (02) a Operação TIRA-DENTE nas cidades de Pedreiras, Bacabal, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por inserir dados manipulados nos sistemas do SUS para aumentar o teto de repasses de recursos federais para o município.

De acordo com as investigações, a maior parte dos recursos repassados irregularmente decorre de emendas parlamentares do “Orçamento Secreto”, possivelmente desviados por meio de pagamentos superfaturados em contratações fraudulentas. O Município de Pedreiras, que possui apenas 39 mil habitantes, teria informado em 2021 a realização de mais de 540 mil extrações dentárias, o que equivaleria a extração de 14 dentes de cada morador municipal.

Além das exodontias, diversos outros procedimentos ambulatoriais teriam sido manipulados, o que pode ter impactado na elevação do teto de repasse de recursos federais no ano subsequente. Com a participação da CGU, as investigações identificaram contratações – possivelmente fraudulentas – firmadas pelo Município de Pedreiras/MA, como meio de escoar tais recursos recebidos indevidamente.

A empresa investigada ocupa posição de destaque no “ranking” das empresas que mais receberam recursos públicos da saúde no período de 2019-2022 no estado do Maranhão, tendo sido beneficiada com mais de 16 milhões de reais em contratações públicas. Diante desses fatos, a Polícia Federal cumpriu 11 Mandados de Busca e Apreensão, além de demais medidas cautelares, como constrição patrimonial no importe de 1,8 milhões de reais. Foram suspensos os direitos de participar em licitações e de contratar com órgãos públicos dos empresários e empresas investigados.

Mais de 40 policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas pelo Juízo Federal de São Luís/MA, que decorreram de Representação elaborada pela Polícia Federal. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato e lavagem de dinheiro. A Operação TIRA-DENTE é mais uma ação da Polícia Federal e da CGU no combate à corrupção e ao desvio de recursos públicos no país.

Postar um comentário

0 Comentários