Governo Federal reconhece emergência em 12 municípios do Maranhão

Com o reconhecimento da situação de emergência os municípios afetados pelas chuvas podem receber verbas federais.

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (12) publicou portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil que reconhece situação de emergência em 12 municípios do Maranhão afetados pelas chuvas.

São eles: Açailândia, Bacabal, Cantanhede, Joselândia, Marajá do Sena, Nina Rodrigues, Olinda Nova do Maranhão, Presidente Vargas, Rosário, São Vicente Ferrer, Tufilândia e Tutóia.

Com o reconhecimento da situação de emergência ou de calamidade pública, que é um caso mais grave, os municípios afetados podem receber verbas federais por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Em consequência dos temporais, 6 pessoas já morreram no estado. Em Santa Luzia do Tide, uma ocorrência de deslizamento de terra deixou duas vítimas fatais. Bombeiros e o Centro Tático Aéreo (CTA) participaram de uma operação para prestar os atendimentos à população.

Já em Açailândia, um veículo foi arrastado pela enxurrada e três pessoas morreram. Nos municípios de Barra do Corda e Santo Antônio dos Lopes foram registrados rompimentos em pontos de açude, que provocaram alagamentos em algumas regiões.

Sobrevoo

O governador Carlos Brandão e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoaram, neste domingo (9), as cidades de Bacabal, Trizidela do Vale e Pedreiras, que sofrem influência da cheia do Rio Mearim e foram afetadas por enchentes.

Os gestores públicos também visitaram os abrigos que estão recebendo as famílias atingidas e reforçaram o compromisso em ajudar os municípios.

O presidente Lula reforçou que será mantida a união de esforços, com governo federal, estadual e municípios, além da sociedade civil, para ajudar as famílias no Maranhão e definiu o momento como uma visita de conforto aos atingidos pelas enchentes.


* Com informações da Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários