Indígenas confirmam interdição da BR 316 em Bom Jardim nesta terça-feira, (6) em protesto contra a PL 490 e o marco temporal


Nesta terça-feira (6), os indígenas anunciaram que irão interditar a BR 316 como forma de protesto contra a Proposta de Lei (PL) 490 e o possível julgamento do marco temporal pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira.

A mobilização tem como objetivo expressar a insatisfação e o repúdio dos povos indígenas em relação à PL 490, um projeto de lei que visa alterar as regras de demarcação de terras indígenas no Brasil. Caso aprovada, a legislação pode resultar em sérias restrições aos direitos territoriais das comunidades indígenas e abrir precedentes para a exploração de recursos naturais em áreas atualmente protegidas.

Além disso, os indígenas manifestam preocupação em relação ao possível julgamento do marco temporal pelo STF. Essa questão jurídica tem sido objeto de debates e controvérsias há anos, e uma decisão favorável ao marco temporal poderia prejudicar ainda mais os direitos territoriais dos povos indígenas, exigindo a comprovação de ocupação de terras antes de 1988 para que possam ser reconhecidos como suas.

Os indígenas argumentam que o marco temporal é uma interpretação injusta e desconsidera as tradições e modos de vida dos povos originários, que muitas vezes foram afastados de suas terras por forças externas ao longo dos séculos.

Líderes indígenas e representantes de organizações sociais estão organizando o protesto e ressaltam a importância de dar visibilidade a essas questões.

A expectativa é de que o protesto tenha grande impacto na região, visto que a BR 316 é uma importante via de transporte que liga diversas cidades e é utilizada diariamente por um grande número de pessoas.

*com informações www.obomja.com

Postar um comentário

0 Comentários