Julgamento de Jair Bolsonaro: defesas se manifestam no 2º dia; sessão será retomada na próxima semana



Brasília – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, nesta quarta-feira (3), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete acusados do chamado “núcleo 1” da suposta trama golpista. A análise do caso será retomada na próxima terça-feira (9), quando começam os votos dos ministros.

O cronograma prevê oito sessões, distribuídas nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. A definição sobre a condenação ou absolvição dos réus deve ocorrer apenas nas próximas etapas. As penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Defesa dos réus no 2º dia

Durante a manhã desta quarta-feira, quatro advogados de defesa apresentaram seus argumentos:

  • Augusto Heleno (ex-ministro do GSI): sua defesa destacou que ele teria se afastado politicamente de Bolsonaro e não teria participado de qualquer articulação de golpe.

  • Jair Bolsonaro (ex-presidente): os advogados alegaram que não existe prova que o ligue à suposta tentativa de golpe. O advogado Celso Vilardi afirmou que o ex-presidente foi “arrastado” para o processo sem ter atentado contra o Estado Democrático de Direito.

  • Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa): seu advogado, Andrew Fernandes, argumentou que o general, na verdade, tentou dissuadir Bolsonaro de qualquer iniciativa golpista e reiterou sua inocência.

  • Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e ex-candidato a vice): a defesa sustentou que a acusação contra ele se baseia em “delação mentirosa” do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Primeiro dia

Na terça-feira (2), o relator Alexandre de Moraes apresentou o relatório do processo. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a condenação dos acusados. Ainda no primeiro dia, falaram as defesas de Mauro Cid, Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Anderson Torres.

Quem são os oito réus?

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República

  • Alexandre Ramagem – ex-diretor da Abin e atual deputado federal

  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha

  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF

  • Augusto Heleno – ex-ministro do GSI

  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa

  • Walter Braga Netto – ex-ministro e ex-candidato a vice

  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

Acusações

Eles respondem pelos crimes de:

  • Organização criminosa armada

  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito

  • Golpe de Estado

  • Dano qualificado por violência ou grave ameaça

  • Deterioração de patrimônio tombado

Ramagem, por ser parlamentar, teve parte das acusações suspensa e responde apenas por três dos cinco crimes.

Próximos passos

Na retomada, Alexandre de Moraes votará primeiro, analisando pedidos das defesas, como nulidade da delação de Mauro Cid, questionamentos sobre a competência do STF e pedidos de absolvição. Em seguida, os demais ministros – Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin – votarão. A decisão será tomada pela maioria de três votos.

Um pedido de vista pode atrasar o julgamento, mas pelo regimento o processo deve ser devolvido em até 90 dias.

Prisão em caso de condenação

Se houver condenação, as prisões não serão automáticas. Elas só poderão ocorrer após o julgamento de recursos. Além disso, os réus militares e delegados da Polícia Federal terão direito à prisão especial, conforme prevê o Código de Processo Penal.

Postar um comentário

0 Comentários