Municípios maranhenses avançam na adesão ao Sistema de Segurança Alimentar


O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) está se fortalecendo no Maranhão com a adesão de novos municípios. Cidades como Açailândia, Alcântara, Bacabal, Caxias, Codó, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís, Timon, Zé Doca, entre outras, já cumprem as exigências necessárias para integrar a rede.

A adesão envolve a criação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), do Conselho Municipal de SAN e da Câmara Governamental Intersetorial de SAN. Além disso, cada município deve elaborar, em até 12 meses, seu Plano Municipal de SAN, documento essencial para planejar ações que garantam o Direito Humano à Alimentação Adequada.

Com a inclusão no Sisan, os municípios maranhenses passam a ter acesso ampliado a recursos federais, apoio técnico e capacitação para gestores e sociedade civil, fortalecendo a execução de políticas públicas contra a fome e pela promoção de uma alimentação saudável.

Segundo a Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Caisan-MA), a expansão do Sisan no estado representa um avanço estratégico para reduzir desigualdades e ampliar o alcance das políticas de combate à insegurança alimentar.

Postar um comentário

0 Comentários