Maranhão registra queda de 60% do número de mortes por Covid-19, aponta Ministério da Saúde

Cenário de mortes por Covid-19 no Brasil ainda preocupa o Ministério da Saúde

A mais recente análise diária epidemiológica da Covid-19, divulgada pelo Ministério da Saúde nessa quinta-feira (26), referente ao dia 24 deste mês, revela que o Maranhão é um dos 12 estados que apresentam cenário de queda do número de mortes causadas pela doença, com recuo de 60%. As outras 11 unidades da federação que registram redução da variação de óbitos em decorrência da infecção pelo novo coronovirus são Piauí, Pernambuco, Sergipe, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Oito estados brasileiros ainda apresentam cenário de aumento na variação de mortes pela Covid-19. São eles: Pará, Amapá, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins, Goiás, São Paulo e Santa Catarina. Os dados são compilados pelo Ministério da Saúde a partir das notificações das Secretarias Estaduais de Saúde.

Variação de casos

Quanto à variação de casos no período analisado, o Maranhão exibe quadro inalterado, ou seja, apresenta oscilação de 0% em número de testes positivos de Covid-19. Piauí e Tocantins, dois estados vizinhos, registraram queda de 20% e 9%, respectivamente. Já o Pará, outra unidade da federação que faz divisa com o território maranhense, tem variação positiva de 17% em número de notificações.

Diante do cenário apurado, o Ministério da Saúde reforça o apelo para que a população busque os postos de saúde para complementar a imunização contra a Covid-19. A vacinação é o meio mais eficaz para derrubar os índices de casos graves e mortes pela doença.

“A vacina Covid-19 vai estar no calendário regular nacional de imunizações, mas nós temos a grande tarefa de recuperar as altas coberturas vacinais no Brasil. Nosso foco também está em vacinar as crianças”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Na variação de casos, 20 estados brasileiros apresentam cenário de redução. Apenas três registraram aumento. Veja no mapa abaixo a análise de variação:

Postar um comentário

0 Comentários