Governador do Maranhão anuncia reajuste para professores contratados da rede estadual de Educação em meio a greve


O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou um reajuste salarial para os professores contratados da rede estadual de Educação. A decisão foi tomada em meio a uma greve da categoria que exige um aumento de 14,9% em seus salários. O governo já havia proposto um aumento de 11%, que foi rejeitado pelo sindicato.

O reajuste anunciado será retroativo ao mês de janeiro deste ano, e os salários dos professores contratados serão de R$ 2.210,28 para uma carga horária de 20 horas semanais e R$ 4.420,55 para 40 horas semanais. O governador afirmou em suas redes sociais que as negociações com o sindicato continuam, visando a efetivação do reajuste para os professores efetivos.

Até o momento, o governo estadual já apresentou três propostas de reajuste salarial aos professores. A primeira foi de 8,67%, a segunda de 10% e a última de 11%, retroativo a janeiro. Além disso, o governo propôs a criação de um grupo para atualização do Estatuto do Educador, auditoria na folha de pagamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e estudos para incorporação da Gratificação por Atividade no Magistério (GAM) ao vencimento dos docentes.

O sindicato dos professores informou que continuará em greve até que suas demandas sejam atendidas. A categoria alega que o reajuste oferecido pelo governo é insuficiente para compensar as perdas salariais acumuladas nos últimos anos.

Postar um comentário

0 Comentários