Censo escolar: Maranhão tem 45.516 estudantes e 3.554 professores sem acesso à internet



O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), vinculado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atualizou, no último dia 28 de março, o Painel de Conectividade nas Escolas com os dados do Censo Escolar 2022 e com uma nova seção que conta com informações detalhadas sobre o Projeto Piloto. De acordo com a mais recente parcial, no Maranhão, nada menos do que 46.516 estudantes não têm qualquer acesso à internet e 3.554 professores desenvolvem a prática do ensino sem nenhuma conexão com a rede mundial de computadores.

O percentual de alunos desconectados representa 2,7% de todo o universo estudantil do estado. Quanto aos docentes, 3.554 profissionais não têm acesso à internet, o que corresponde a 3,2% do total de educadores, nos 217 municípios maranhenses.

A ausência de sinal de internet predomina em áreas rurais. Das 10,417 escolas existentes no Maranhão, 3.189 ficam em áreas urbanas e 7.228 estão localizadas no campo. Desse quantitativo, 973 (9,3%) não são conectadas, 854 (11,8%) em áreas rurais e apenas 119 (3,7%) em áreas urbanas.

Falta de laboratório de informática e de energia


O Painel de Conectividade nas Escolas contém uma informação que expõe o atraso da rede de ensino do Maranhão, o que tende a comprometer o desenvolvimento dos alunos no curto, médio e longo prazos. Trata-se da falta de laboratórios de informática, que no estado é uma realidade como a 9.447 escolas, número que representa 90,7% do total de estabelecimentos educacionais. O percentual indica que de cada 10 alunos maranhenses, menos de um, em média, conta com o recurso de laboratórios informatizados no local onde estudam.

O levantamento aponta, ainda, que no Maranhão ainda existem 77 escolas funcionando sem energia elétrica, o que corresponde a 0,7% do total.

O painel foi desenvolvido pelo Subgrupo Técnico de Diagnóstico (SGT-Diagnóstico) para apoiar a tomada de decisão na definição das escolas para atendimento com projetos de conectividade do Gape.

São disponibilizadas informações cadastrais das escolas de acordo com o Censo Escolar do Inep e informações de conectividade oriundas de diferentes fontes, como o Programa WiFi Brasil (Gsac e RNP Conectado) do Ministério das Comunicações e o Programa Banda Larga nas Escolas e atendimento a escolas rurais da Anatel, além de pesquisas realizadas pelo Ministério da Educação e pelo Medidor de Velocidade do Nic.Br, bem como informações de infraestrutura.




Projeto Piloto


O Gape está executando um Projeto Piloto em 10 municípios brasileiros, distribuídos entre as cinco regiões do país, atendendo 177 escolas públicas de educação básica. Desse total, 153 (86,6%) instituições de ensino já estão conectadas com velocidades de download que variam de 50 Mbps a 200 Mbps. Com 86% das escolas ativadas com fibra ótica, a velocidade média de download supera a referência de 1 Mbps por aluno.

Postar um comentário

0 Comentários