Farra do INSS: Esquema de Fraudes no Maranhão Gera Prejuízo Milionário


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (3) uma operação no Maranhão para desarticular uma rede criminosa envolvida em fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Denominada Operação Transmissão Fraudulenta, a ação teve como foco golpistas que manipulavam o sistema previdenciário por meio de vínculos empregatícios falsos.

De acordo com as investigações, iniciadas em 2022, contadores alimentavam o sistema com informações falsas de contratos de trabalho para possibilitar o recebimento indevido de aposentadorias, pensões e outros benefícios. O prejuízo causado aos cofres públicos já passa de R$ 4,7 milhões.

Mais de 600 vínculos trabalhistas fictícios foram identificados. Eles foram registrados em empresas sem qualquer atividade ou movimentação financeira, com salários próximos ao teto da Previdência, o que maximizava os valores dos benefícios concedidos ilegalmente.

Até o momento, 40 empresas já foram diretamente associadas ao esquema, mas novas ligações continuam sendo analisadas. Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal.

A estimativa da Previdência é de que a suspensão desses pagamentos irregulares possa representar uma economia futura de R$ 2,1 milhões aos cofres públicos.

Os envolvidos devem responder por estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa, com penas que, somadas, podem ultrapassar 26 anos de reclusão.

Postar um comentário

0 Comentários