Brasília – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar nesta quinta-feira (11) o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado em 2023.
A sessão, inicialmente prevista para a manhã, foi adiada para o período da tarde em razão do longo voto do ministro Luiz Fux na quarta-feira (10). Ele iniciou sua manifestação pela manhã e só concluiu à noite.
No voto, Fux absolveu Bolsonaro de todos os crimes apontados pela PGR e considerou que houve cerceamento das defesas dos sete réus. Além disso, declarou que o Supremo seria incompetente para julgar o caso e votou pela nulidade do processo.
Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já haviam se manifestado pela condenação de todos os acusados. Ontem, Fux divergiu em parte: defendeu a condenação de Mauro Cid e Walter Braga Netto, mas absolveu Bolsonaro, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Nogueira, Almir Garnier e Alexandre Ramagem.
A ministra Cármen Lúcia dará início ao seu voto a partir das 14h desta quinta-feira (11), em mais um capítulo decisivo desse julgamento histórico.
0 Comentários